Mato Grosso, S�bado, 04 de Maio de 2024     
Novo Portal
Reitor da Unemat participa de discussões para implantação do Proecotur
Reitor da Unemat participa de discussões para implantação do Proecotur
10/10/2003 11:16:13
por Coordenadoria de Comunicação Social

Prefeitos de 20 municípios da região Oeste de Mato Grosso, consultores do governo federal do Programa para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal, Proecotur, o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Henry, e o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Taisir Karim, estiveram reunidos no último dia 9, em Cáceres, para discutirem a implantação do programa que irá fazer, a princípio, um diagnóstico detalhado do potencial turístico desses 20 municípios.

Concebido com a finalidade de fomentar diretrizes para o ecoturismo na Amazônia, o Proecotur atua no sentido de maximizar os benefícios econômicos, sociais e ambientais dessa atividade. Tem como objetivos gerar alternativas para as atividades degradadoras do meio ambiente, criar empregos, renda e oportunidades de negócios de natureza sustentável.

O Proecotur vem de encontro a tudo que os municípios do Vale do Guaporé precisam: recursos e infra-estrutura, e busca somar à Sedtur e aos municípios, fortalecendo o turismo, o ecoturismo, o turismo de pesca e os diversos segmentos de turismo nessa região, que são bem distintos. A meta do programa em seguida será criar uma infra-estrutura que permita a exploração do turismo ecológico na região.

“Esse projeto beneficiará a parte mais crítica do turismo: a questão da infra-estrutura. Tem um grande volume de recursos, e mesmo sendo um projeto financiado por bancos estrangeiros, é um projeto técnico, qualificado e tem que ter um acompanhamento de muita capacitação, porque se falharmos, teremos muitas dificuldades de alavancarmos novos recursos”, conta Henry, acrescentando que os recursos serão liberados de acordo com o desenvolvimento das ações do projeto.

A Unemat é parceira na execução do projeto e entrará com a mão-de-obra qualificada de todo seu corpo docente, agregando também seus alunos. Num primeiro momento a Universidade estará fazendo um levantamento da situação na região. “A segunda fase que será a da execução do projeto ficará para uma discussão posterior”, finaliza Karim.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24693 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada